Sobre o Curso

O Curso de Licenciatura em História do Departamento de Ciências Humanas – Campus IV (doravante DCH IV), da Universidade do Estado da Bahia, foi implantado em 1991 e reconhecido pelo Decreto Estadual nº 7.406/1998. No ano de 2003, em função das Diretrizes Curriculares emanadas do Conselho Nacional de Educação (doravante CNE), sobretudo os referentes aos cursos de formação de professores, a UNEB deu início a um processo de redimensionamento curricular, onde todos os cursos de licenciatura por ela oferecidos foram reformulados, originando novas matrizes curriculares e em alguns casos, novos cursos/habilitações. Nesse contexto, o Curso de Licenciatura em História assumiu uma nova configuração na sua organização curricular, cuja aprovação se deu pelo CONSU através da Resolução nº 270/2004. O currículo entrou em um processo gradativo de extinção e o novo passou a ser oferecido regularmente a partir de 2004.1.

Após a implementação do currículo redimensionado, a PROGRAD, em atendimento aos Colegiados de Curso, propôs alterações no projeto sem prejuízo da matriz curricular em que os /as discentes ingressantes em 2004 foram  inseridos. As alterações foram aprovadas pelo CONSU e publicadas na Resolução nº 339/2005. As mudanças eram referentes a pequenas correções no texto original, ao número de vagas e à modificação da nomenclatura dos eixos. Estes eixos eram denominados de eixos temáticos, a partir das alterações passaram a denominar-se eixos de conhecimento.

Em 2015, o CNE aprovou a Resolução nº 02/2015 estabelecendo novas diretrizes nacionais para a formação de professores/as. Essa resolução estabeleceu um novo processo de reformulação no currículo. Em 16 de julho de 2019, o Conselho Estadual de Educação (doravante CEE), através da Resolução 070/2019, fixou normas e prazos para a Reformulação dentro do Estado da Bahia. Essas duas resoluções, CNE 02/2015 e CEE 070/2019, ampararam a construção do novo Projeto Pedagógico Curricular.

A implantação do curso de História no Departamento de Ciências Humanas, Campus IV, foi reflexo da demanda por profissionais com nível superior e qualificação em História para atuar em campos diversos, na cidade de Jacobina e em municípios circunvizinhos, contribuindo diretamente nos processos sociais dos mesmos.

Situada no território de identidade do Piemonte da Diamantina, Jacobina se caracteriza por ser um polo regional com potencial turístico, pelas suas belezas naturais e pelo seu patrimônio histórico secular, ainda pouco abordado na historiografia brasileira. Notabiliza-se também por ter sido a primeira vila criada nos sertões da Bahia, através de decreto real em 5 de agosto de 1720, além da mais extensa e com grande importância econômica, seja na época da Capitania da Baía de Todos os Santos (Colônia) ou mesmo na Província da Bahia (Império). Mesmo com a perda de territórios, em função da criação de novas vilas espalhadas pelos sertões baianos, Jacobina manteve sua importância como área comercial, de produção de gado vacum para o abastecimento de Salvador e Recôncavo baiano e pela extração de ouro e diamante.

Autorizado pelo Decreto Presidencial Nº 92.937/86 publicada em 17 de julho de 1986.

Duração do curso: 8 (oito) semestres

Turno: Vespertino e Noturno.


Estrutura acadêmica

Coordenação e Secretaria

Coordenação
José Carlos de Araújo Silva
E-mail: jocasilva@uneb.br

Secretaria
Cleidiane Silva Araújo
E-mails:
historiadch4@uneb.br
clesaraujo@uneb.br
Telefone: (74) 3621-3337 (Ramal 225)

Núcleo Docente Estruturante (NDE)

Jackson André da Silva Ferreira

João Silva Rocha Filho

José Carlos Araújo Silva

Maria Aurélia Sarmento

Valter Santos Gomes de Oliveira

Coordenação de Trabalho de Conclusão de Curso

Cândido Eugênio Domingues de Souza
E-mail: e-mail@uneb.br

Jackson André da Silva Ferreira
E-mail: e-mail@uneb.br

Polliana Moreno dos Santos
E-mail: e-mail@uneb.br

Valter Gomes Santos de Oliveira
E-mail: e-mail@uneb.br

Coordenação Setorial de Estágio

Docentes
Cinthia Nolácio de Almeida Maia
E-mail: e-mail@uneb.br

Cláudia Pereira Vasconcelos
E-mail: e-mail@uneb.br

Maria Aurélia Sarmento
E-mail: e-mail@uneb.br

Maria Dalva de Lima Macêdo
E-mail: e-mail@uneb.br

Polliana Moreno dos Santos
E-mail: e-mail@uneb.br

Representação Discente


Docentes

Cândido Eugênio Domingues de Souza
Professor
cedsouza@uneb.br
Cláudia Pereira Vasconcelos
Professora
cpvasconcelos@uneb.br
Caroline Santos Silva
Professora
carssilva@uneb.br
Cinthia Nolácio de Almeida Maia
Professora
cmaia@uneb.br
Elisângela Oliveira Ferreira
Professora
eoferreira@uneb.br
Hélida Santos Conceição
Professora
hconceição@uneb.br
Ivan Ramires Rios da Silva
Professor
Ivanramires@uneb.br
Jackson André da Silva Ferreira
Professor
jaferreira@uneb.br
Jerônimo Jorge Cavalcante Silva
Professor
jjcsilva@uneb.br
João Silva Rocha Filho
Professor
jrsfilho@uneb.br
Joelma Ferreira dos Santos
Professora
jofsantos@uneb.br
José Carlos de Araújo Silva
Professor
jocasilva@uneb.br
Lineker Oliveira Norberto da Silva
Professor
lnoberto@uneb.br
Maria Aurélia Sarmento
Professora
msarmento@uneb.br
Maria Dalva de Lima Macêdo
Professora
mdmacedo@uneb.br
Mariza do Carmo Rodrigues
Professora
msrodrigues@uneb.br
Polliana Moreno dos Santos
Professora
pmoreno@uneb.br
Valter Gomes Santos de Oliveira
Professor
vgoliveira@uneb.br
Venétia Durando Braga Rios
Professora
vdurando@uneb.br
Thiago Machado de Lima
Professor
tmlima@uneb.br

Infraestrutura

Para o funcionamento do curso de História no Campus IV, o DCH – Campus IV disponibiliza três salas de aula amplas, 04 banheiros para os estudantes, 02 banheiros para os professores, um laboratório de Informática, 01 Auditório, três salas de núcleos de pesquisa e 01 sala para o colegiado do curso.

4.1 Instalações especiais e laboratórios

O curso de História do DCH IV ainda não conta com Laboratório de Ensino de História. Mas já há projeto para a sua implantação. Os/As estudantes têm a sua disposição o Laboratório de Informática. De livre acesso, o laboratório conta com computadores e acesso à internet, o que possibilita consultas a arquivos virtuais, arquivos etc.

4.2 Bibliografia e estratégias de acesso

O Curso de História tem sua sede no Campus da Estação (o DCH IV possui dois campi, o Estação e o Catuaba, denominações referentes aos bairros que estão localizados). Por esse motivo, as informações abaixo se remetem aos acervos, acesso etc da Biblioteca do Campus Estação.

4.3 Repositorio institucional

O Repositorio institucional da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) , denominado Saber Aberto:  http://saberaberto.uneb.br, é um ambiente virtual, sem fins lucrativos, que visa a gestão e difusão da produção cientifica, acadêmica e cultural da Universidade.  O Repositório tem como objetivo disponibilizar em formato digital, artigos científicos, livros eletrônicos, periódicos, dentre outros documentos, com livre acesso no contexto nacional e internacional. Os benefícios trazidos são a melhoria da comunicação cientifica, disseminar o capital intelectual e aumentar a visibilidade da produção cientifica, fortalecendo a qualidade do ensino, do aprendizado e da pesquisa na UNEB.

Biblioteca virtual

 O Sistema de Buscas do Pergamum:  http://www.biblioteca.uneb.br/pergamum/biblioteca/index.php, visa facilitar a troca de registros entre instituições nacionais e estrangeiras. É parte do sistema integrado de bibliotecas que oferece serviços: Formato Autoridades, Formato Bibliográfico.

Biblioteca Física

A Biblioteca, como gerenciadora da informação, é responsável pela disseminação do conhecimento e representa, no contexto do Departamento, um pilar fundamental na formação do acadêmico.

A Biblioteca do Departamento de Ciências Humanas do Campus IV funciona conforme o regimento interno do Sistema de Bibliotecas da UNEB que orienta e delibera sobre as normas de organização e funcionamento do espaço, manejo e uso do acervo. Assim, ela é uma setorial vinculada tecnicamente à Biblioteca Central (BC) da UNEB e administrativamente à Direção do Departamento.


Estrutura Curricular

Horário de Atendimento: Segunda a Sexta – das 09h às 12h / 14h às 19h.

Tv J J Seabra, 158 – Estação, Jacobina-BA.